domingo, 28 de abril de 2013

A Lenda da Galinha D´Angola - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos - Acas

 
A Lenda da Galinha D´Angola - Por Antônio Carlos Affonso dos Santos - Acas
 
Certa vez o «poetinha» Vinícius de Morais, fez uma poesia em homenagem à galinha d´angola:
 
A Galinha d' Angola
autor: Vinícius de Moraes
 
 Coitada, coitadinha
 Da galinha -d'Angola
 Não anda ultimamente
 Regulando da bola
 Ela vende confusão
 E compra briga
 Gosta muito de fofoca
 E adora intriga
 Fala tanto
 Que parece que engoliu uma matraca
 E vive reclamando
 Que está fraca
 Tou fraca! Tou fraca!
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
 
 Tinha razão o poeta; a galinha d´angola, com quem convivi amiúde nos tempos de eu menino, nos campos da Fazenda são José, município de Cravinhos (SP); gosta mesmo de dizer (ou fazer-se entender) de quê está fraca!
 
E elas são péssimas chocadeiras (abandonam os ninhos ou espalham a maioria dos ovos para fora dos ninhos), porém há de se creditar a elas que são poedeiras das melhores, de todas as aves que conheci.
 
Lembro-me bem de como eu tinha curiosidade; pois a galinha d´angola é a única ave que conheço que é dotada de um chifre (ou corno). Lembro-me muito bem que, certa vez, encontramos um ninho de galinha d´angola, um pouco distante de casa (elas sempre fazem ninhos longe das balbúrdias e barulhos, o mais afastado possível; só se denunciam logo após porem os ovos: elas emitem um canto mui diferente do «Tô Fraca», quando ouvimos esse «canto diferente», fomos conferir: quarenta ovos!!!!
 
Depois de anunciarmos o fato, minha mãe (saudosa dona Guidinha) mandou-nos recolher os ovos e deixar apenas meia - dúzia deles no ninho, com uma recomendação: não pegar os ovos com as mãos e em tocar com as mãos as palhas e ervas que ela havia coberto o ninho, pois as galinhas d’angola têm olfato apurado e abandonam o ninho se perceber que ele foi violado.
 
Assim, de posse de uma concha de alumínio, seguimos até e o ninho e colhemos 34 ovos, que passaram de imediato, para um ninho de galinhas comuns, que posteriormente os chocaram e geraram vinte novas galinhas d´angola (os outros quatorze ovos foram fritos estrelados ou passaram a fazer parte de pães e bolos da D. Guidinha... ).
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário