domingo, 14 de abril de 2013

A ecologia, o lixo urbano e as idas e vindas das tecnologias... - Por Se-Gyn

 
A ecologia, o lixo urbano e as idas e vindas das tecnologias... - Por Se-Gyn
 
Talvez existam poucos desafios tão difíceis para a civilização atual do que cuidar do próprio lixo que produz. A despeito de todas as iniciativas que vão sendo tomadas, o desafio apenas aumenta e a situação, em alguns casos vão se tornando insustentáveis.
 
Tempos atrás, durante uma vistoria de rotina a capitania dos portos de Santos pilhou um navio descarregando contêineres de lixo, vindo da Europa (quantos terão vindo?). E antes disso, o governo brasileiro teve de realizar uma modificação na legislação, para impedir uma verdadeira cadeia de práticas ilícitas ou danosas ao meio ambiente, estabelecida em torno da importação de pneus usados dos EUA, que entravam no país supostamente para a indústria de remoldagem pneumática.
 
Sabido é que o lixo das sociedades urbanas tem uma imensa variedade de composição e impõe diferentes desafios na sua manipulação e destinação final. O lixo das embalagens plásticas exige solução muito diferente dos pneus de veículos, que por sua vez, é diferente da solução para o entulho da construção civil, que é diferente das providências quanto ao controle do lixo orgânico, que, é diferente da solução para os equipamentos de informática e baterias de equipamentos eletrônicos descartados.
 
Diante do desafio que a ameaça e a manipulação do lixo representa, não é difícil supor que este setor vai gerar um novo, rico e imenso filão de indústria, pois os indícios já estão à vista, todavia, as soluções até agora encontradas não competentes ou suficientes para dar cabo de todo o lixo produzido. Da mesma forma, toda uma geração de profissionais e gestores públicos, dedicados à administração do problema.
 
Se bem que uma parte da solução para o lixo deve começar no controle das embalagens produzidas para embalar bens de consumo. Muitas delas, para efeito de consumo, são, em si, produtos complexos, que não raro, utilizam papel, tinta, cola, material pet e verniz. Outras, são exagerados objetos de acondicionamento para determinados produtos, como é o caso dos eletroeletrônicos e informática, por exemplo.
 
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário