domingo, 21 de abril de 2013

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Um fuzilamento e outros assassinatos

 
Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Um fuzilamento e outros assassinatos
 
No nosso trabalho, Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio (Subsídios para uma monografia), 1985, escrevemos o que sabíamos sobre o período político conturbado que se passou no século XIX entre absolutistas e liberais.
 
Aproveitando o que então escrevemos e com investigação posterior, publicámos neste espaço três textos sobre a mesma temática, o primeiro em 18 de Janeiro de 2011 com o título «Liberais e absolutistas em Alcoutim», o segundo em 30 de Março de 2012. «Guerrilhas – Lenda e tradição oral» e por último, em 24 de Julho do mesmo ano, «A guerrilha do Remechido no concelho de Alcoutim».
 
Utilizámos a bibliografia que conseguimos encontrar além da consulta feita em documentação local, principalmente nos livros de actas da Câmara Municipal.
 
Há dias, em pesquisa on line e sem termos esse intuito fomos encontrar documentação e factos que se incluem e alargam o conhecimento sobre o assunto.
 
Na aldeia de Martim Longo, região muito afectada neste período de lutas internas, encontrámos que pelas cinco da tarde do dia 15 de Novembro de 1838 foi fuzilado nesta aldeia José Thomaz, solteiro, o qual tendo sido soldado de Caçadores 5, desertou depois para os Guerrilhas.
 
Nesta qualidade e com armas na mão, foi aqui apanhado por uma força de Cavalaria comandada pelo Major Manuel Maria Cabral do referido Caçadores nº 5 e pelo mesmo foi mandado fuzilar.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário