sábado, 6 de abril de 2013

Santarém, capital do Gótico em Portugal - Texto e imagens de Dulce Rodrigues

 
Santarém, capital do Gótico em Portugal - Texto e imagens de Dulce Rodrigues
 
Santarém é considerada a capital do Gótico em Portugal, embora possam haver outras cidades portuguesas igualmente candidatas ao título. Apesar de pequena, Santarém é uma cidade com bastante para ver, a dois passos de Lisboa.
 
Santarém foi conquistada aos Mouros por Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. O período de domínio muçulmano terminou a 15 de Março de 1147 com a conquista do castelo pelo rei português.
 
Segundo as crónicas da época, o rei e um pequeno exército de cerca de 250 dos seus melhores cavaleiros conseguiram tomar o castelo, depois de um punhado de 25 homens ter escalado os muros, durante a noite de 14 para 15 de Março, e aberto os portões. Os Mouros acordaram com os gritos das sentinelas e precipitaram-se para as ruas, oferecendo renhida resistência aos assaltantes, mas acabaram por ser derrotados e sofrer grandes perdas. Na manhã do dia 15, Santarém passou a fazer parte do recém-formado reino de Portugal.
 
A heróica história da conquista de Santarém é contada numa crónica medieval intitulada De expugnatione Scalabis, que é igualmente um hino à bravura e poder do primeiro rei português. Do ponto de vista militar, a conquista de Santarém foi crucial para a conquista de Lisboa, nesse mesmo ano, e na afirmação do reino de Portugal.
 
O sítio do antigo castelo mouro é agora um bonito jardim, onde se ergue uma estátua do nosso primeiro rei e de onde se disfruta uma vista espectacular sobre o Tejo. Do antigo castelo subsistem ainda algumas muralhas e torres.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário