sexta-feira, 12 de abril de 2013

A ópera chinesa - Texto e imagens da Dr.ª Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50-Macau-China

 
A ópera chinesa - Texto e imagens da Dr.ª Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50-Macau-China 
 
Quem visitar Pequim, não pode deixar de ir espreitar uma peça de ópera chinesa.
 Pode não perceber absolutamente nada, mas o espectáculo em si, prende os olhos do espectador às cenas, aos movimentos e às cores dos trajes e à estranha maquilhagem dos seus intervenientes.
 
A ópera chinesa é uma arte das mais antigas do mundo que abrange e une a literatura, a música, a dança, a pintura, a arte marcial e a acrobacia.
 
Durante o seu longo período de desenvolvimento, a ópera chinesa formou vários estilos e acumulou dezenas de milhares de peças. Obteve assim, os seus próprios meios de expressão artística, que consistem em quatro técnicas e cinco maneiras, que são relevantes:
«cantar, falar (o texto), representar, lutar» e «as mãos, os olhos, o corpo, os passos e o jeito»;
e foi assim que obteve a sua própria característica estética.
 
Os argumentos de uma ópera chinesa, unem elementos trágicos e cómicos, misturados com canto, dança, narrações poéticas e acrobacias. Trata-se de uma dramatização de feitos históricos e de lendas populares.
 
Outra forma de representação, é um diálogo com uma linguagem muito próxima da fala corrente e pantomimas, misturadas com gestos normais.
 
De humor amável que reflecte e satiriza a sociedade, tem a intenção de ir instruindo e entretendo a quem queira passar umas horas de laser. O seu melhor exemplo e como modelo oficial de execução é a Opera Nacional da China.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário