domingo, 7 de abril de 2013

O romance em uma frase - Por Abilio Pacheco

 
O romance em uma frase - Por Abilio Pacheco
 
Depois que publiquei na internet e na «fanpage» do facebook uma mostra do romance que vou lançar em Abril em Marabá, recebi emails, postagens e mensagens «inbox» variados. A todos respondi pontual. Entretanto, é a partir desse diálogo que resolvi escrever esse texto.

Li, numa entrevista com editores, que todo grande romance, todo bom romance, pode ser resumido em uma frase. Assim, meu problema estaria resolvido e já terminaria aqui este texto. O fato é que a narrativa (mixórdia) a ser lançada não é um grande romance, nem digo «bom», pois não cabe a mim fazer esse juízo.

Ainda assim tentei resumir num email dizendo que a narrativa é em primeira pessoa e «que tem relação com essa fração do espaço social da região Norte e com as questões ligadas à constituição de «um» marabaense em específico diante de um drama pessoal que lhe faz revisar a vida num tempo constelar, não - linear, não necessariamente psicológico, mas «como um andar de bêbado, num compasso de velório».
Some-se a isso a reflexão sobre problemas típicos da região e a peculiar opinião do protagonista sobre a imagem construída sobre a cidade – Marabá «tem histórias [de violência] que abrindo jornal em qualquer outra cidade, termina perdendo feio».

Entretanto, eu mesmo não me dou por satisfeito com o resumo. Sabendo, inclusive, que mesmo as grandes narrativas podem ser resumidas em poucas frases verdadeiras (!), mas não destendenciosas.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário