domingo, 14 de abril de 2013

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações XLVIII - Por Daniel Teixeira - As Escolas em Alcaria Alta

 
Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações XLVIII - Por Daniel Teixeira - As Escolas em Alcaria Alta

Este nosso jornal tem a sorte de ter entre os seus colaboradores uma Professora Primária, Lina Vedes, já aposentada, que tem contado uma parte, pelo menos, daquilo que foram os dramas e as primeiras experiências dos professores formados aqui no Magistério de Faro, anos 50 e poucos.
 
Nessa altura eu estava longe de saber que um dia viria a frequentar uma Escola mas quando anos depois chegou a minha vez, as coisas não me pareceram ser muito semelhantes àquelas que a Lina Vedes relata e isto porque já tinham passado alguns anos, as coisas vão evoluindo (nem sempre bem) e no meu tempo o professor primário embora se imaginasse que não vivia na abundância tinha já um estatuto económico e financeiro mais elaborado, para ser simpático, ao mesmo tempo que as escolas que frequentei tinham também já algumas condições diferentes para bastante melhor do que aquelas que foram as Escolas no campo e as primeiras escolas dos primeiros professores.

Mas em Alcaria Alta, já com os meus 10 anos, pelo menos, acabei por encontrar coisas bem semelhantes àquilo que a Lina Vedes descreve embora com intervenientes diferentes. Na altura funcionava por essa serra o sistema das «Regentes Escolares» e salvo erro só em Alcoutim havia professores com a formação própria. A minha mãe, por exemplo, com mais uns quantos anos que eu como é claro foi fazer o exame da 4ª classe a Alcoutim e ainda no meu tempo nem todas as Escolas de Faro tinham essa faculdade, de fornecer o Diploma do final do Ensino Básico (4ª Classe).
 
Em minha casa ainda ficaram alguns moços e  moças filhos(as) de amigas da minha mãe ou do meu pai, que viviam na cidade e vinham fazer o exame da 4ª ao Bom João, onde havia uma Escola, na altura na Rua Ataíde de Oliveira. O ficar lá em casa era apenas por uma noite, e isto para evitar um acordar muito cedo nas suas casas e a deslocação até ao local do Exame, que era visto também com alguma solenidade e preocupação pelos intervenientes (pais e filhos).

Pois bem e entrando em Alcaria Alta, antes da chamada Escola Nova (agora fechada) estar construída as aulas eram dadas numa divisão emprestada para o efeito por um dos Lavradores lá do Monte. Num dos anos em que lá estava ou a minha Escola começou mais tarde ou a deles começou mais cedo e tive então oportunidade de ver os alunos da Serra em aulas. Para mim e embora a vida me tenha preparado para muita coisa, só o fez mais tarde, e achei muito estranho que as cadeiras fossem também emprestadas pelo Lavrador e que os alunos escrevessem e tivessem o livro em cima do seu colo.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário