domingo, 7 de abril de 2013

Origens do Teatro D. Pedro V (Macau) - Por João Botas - Blogue Macau Antigo

 
Origens do Teatro D. Pedro V (Macau) - Por João Botas - Blogue Macau Antigo
 
O teatro D. Pedro V é um dos exemplos mais antigos de arquitectura civil em Macau e é também o resultado do esforço da comunidade local para ter um teatro condigno. Os mais ilustres macaenses constituíram em 1857 uma comissão que levaria a bom termo as negociações com o Senado para que lhes fosse cedido o espaço. O terreno ficava no Largo de Santo Agostinho e, em 20 de Abril de 1859, foram aprovados os estatutos do novo teatro de Macau.

Nas «Efemérides da História de Macau» Luís Gonzaga Gomes escreve que em 1854 «Reuniram-se em assembleia vários moradores de Macau que elegeram uma comissão, composta de João Damasceno Coelho dos Santos, coronel João Ferreira Mendes, José Bernardo Goularte, José Maria da Fonseca, Francisco Justiniano de Sousa Alvim, Pedro Marques e José Joaquim Rodrigues Ferreira, para organizar uma sociedade de subscritores para a construção de um teatro.
 
Até então todos os espectáculos de realizavam em «vistosos teatrinhos» que se armavam na encosta de Mato-Mofino, que deita sobre a Rua da Praínha; na porção do terreno da Praia do Manduco, depois ocupada pelo jardim do Barão de S. José de Portalegre; na Assembleia Filarmónica, que existia no largo de Santo António; no edifício do Hospital da Misericórdia; na residência do Juiz de Direito Sequeira Pinto; no «retiro campestre» de Santa Sancha, etc. teatrinhos esses que eram desarmados, uma vez dissolvidos os grupos de amadores que os animavam.

Pensou-se, primeiramente, em instalar o teatro no edifício do Hospital S. Rafael. Tal ideia foi logo abandonada, pedindo a comissão ao governo o terreno do campo de S. Francisco, junto da rampa que conduz à entrada do quartel, pretensão esta que foi indeferida, sendo oferecida a cerca do extinto convento de S. Domingos. A Comissão, não gostando do local, requereu e obteve a 2 de Abril, o terreno do largo de S.º Agostinho.
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário