Semelhanças e diferenças entre o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente e o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. - Por Arlete Deretti Fernandes
São duas obras grandiosas do teatro de literaturas da Língua Portuguesa. A Obra de Gil Vicente, de 1517 e a de Ariano Suassuna, de 1955, estão separadas por 438 anos.
Ambas são humanistas e representativas do pensamento da época em que foram escritas.
Gil Vicente procura chamar a atenção para a necessidade de uma nova postura, não apenas clerical, mas também de uma sociedade corrompida. Critica os costumes da época e tem forte influência humanística, que procura valorizar o homem e a natureza, ao contrário do Teocentrismo medieval. Nesta obra é mostrado o contraste entre o bem e o mal. Estes autos, na época medieval eram mostrados ao público com o fim de moralizar e instruir.
No Auto da Barca do Inferno, o anjo é implacável ao determinar a sentença divina que cabe aos pecadores, e para a qual não há apelação. E é utilizada a representação da morte, do juízo e do destino posterior dos homens, com argumentos satíricos e divertidos. Nem o anjo, nem o diabo esperam modificar homens e mulheres. Eles rematam, não conduzem o processo. Não criam condições, apenas sublinham aquelas que as personagens se pautaram.
No Auto da Barca do Inferno, o anjo é implacável ao determinar a sentença divina que cabe aos pecadores, e para a qual não há apelação. E é utilizada a representação da morte, do juízo e do destino posterior dos homens, com argumentos satíricos e divertidos. Nem o anjo, nem o diabo esperam modificar homens e mulheres. Eles rematam, não conduzem o processo. Não criam condições, apenas sublinham aquelas que as personagens se pautaram.
No Auto da Compadecida, o Juízo Divino caracteriza-se de forma diferente., pois João Grilo apela e a Compadecida interfere em seu favor.
Ariano Suassuna, em O Auto da Compadecida faz uma releitura do aspecto formal do auto, no qual insere elementos diferentes sem haver muitas diferenças entre os personagens.
Ariano Suassuna, em O Auto da Compadecida faz uma releitura do aspecto formal do auto, no qual insere elementos diferentes sem haver muitas diferenças entre os personagens.
A figura do parvo, de Gil Vicente e de João Grilo, de Suassuna, se aproximam quando representam o homem simples em busca da sobrevivência e que por isto, cometem «Pecados».
Os Autos se aproximam quanto aos seus objetivos de criticar uma sociedade hipócrita. No Auto da Barca do Inferno o clero é libertino. O Auto da Compadecida, mostra também um clero corrupto, assim como o comerciante explorador e o avarento, ou ainda a mulher promíscua e infiel, todos condenados à Barca Infernal ou ao purgatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário