sexta-feira, 5 de abril de 2013

Crónicas de Santarém - Por Arlete Piedade - Reconquista de Santarém aos Mouros – 15 de Março de 1147

 
Crónicas de Santarém - Por Arlete Piedade - Reconquista de Santarém aos Mouros – 15 de Março de 1147
 
Durante aquele Inverno do ano de 1147, estando as cortes reunidas em Coimbra, uma estranha mulher pediu para ser admitida á presença de El-Rei D. Afonso Henriques, no seu paço real.

Verificando os seus companheiros, que aquela mulher pertencia á odiada raça de infiéis que dominavam o sul do território, El-Rei mandou chamar o seu fiel lugar-tenente Mem Ramires, que falava a língua árabe, para servir de intérprete.

Ouvindo o que a moura contava, perceberam que o despeito e ciúme de ter sido rejeitada pelo alcaide Cefrim, governador da cidade de Santa Iria, a tinha levado ali para denunciar aos cristãos o que sabia dos pontos fracos das defesas da cidade.

El-Rei reuniu-se então com o seu estado-maior e foi decidido enviar Mem Ramires a Santarém, disfarçado de negociante pois que devido ao seu conhecimento da língua, seria fácil inteirar-se da veracidade das informações prestadas.

Este quando voltou, relatou ao rei que seria fácil tomar a cidade, subindo pelas muralhas pois que as sentinelas dormiam no seu posto, confiantes na segurança proporcionada por essa fortaleza que consideravam inexpugnável.

Tomada a decisão e ultimados os preparativos, puseram-se a caminho viajando de noite para que aos mouros não chegassem notícias de seus planos e se precavessem e no último acampamento já próximo da cidade, nos arredores de Pernes, é que El-Rei revelou a todos, os seus desígnios apenas conhecidos de um pequeno número dos seus mais íntimos conselheiros.

Nessa noite á volta da fogueira do acampamento estabeleceram os planos para a luta os quais consistiam em construírem 10 escadas em madeira por onde subiriam 12 cavaleiros cada, comandados pelo bravo Mem Ramires que tão fácil via a empreitada que se prontificou a subir em primeiro lugar e em colocar a bandeira hasteada no mais alto torreão.
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário