domingo, 21 de abril de 2013

No Tempo do Candeeiro a Petróleo - Por Arlete Piedade

 
No Tempo do Candeeiro a Petróleo - Por Arlete Piedade
 
Esta pretende ser uma crónica continuando a recordar a minha infância e adolescência, na aldeia onde nasci e vivi até aos 13 anos. Chama-se Canal, no Ribatejo, a cerca de 30 kms de Santarém, cidade capital da região e onde vivo atualmente.

Como estão recordados escrevi há duas semanas, a crónica «No tempo dos pirilampos», que foi publicada no jornal Raizonline e continuo aqui a minha viagem ao passado, com este tema, que se refere aos tempos em que iniciei a minha escolaridade, até que deixei a aldeia em direção a Santarém, para «continuar os estudos».

Não havia ainda energia eléctrica na aldeia nesses anos, que tiveram lugar entre 1963 e 1969, aproximadamente. Portanto a nossa iluminação em casa, era assegurada por candeeiros a petróleo, como o da imagem ao lado. Era a esta luz fraca e bruxuleante, que se jantava, e que eu tinha que fazer os trabalhos escolares, e também estudar.

Em relação aos tempos da escola primária, não me recordo bem, mas penso que não teria necessidade de usar a luz do candeeiro, porque embora a escola ficasse na aldeia vizinha e tivesse que percorrer os cerca de três quilómetros a pé, pelo meio dos campos, com as outras crianças, chegava a casa, ainda com luz do dia, e os trabalhos não me ocupavam muito tempo, daí que não me fizesse muita diferença.

O que realmente, me marcou e não esqueço, foi a mudança da escola primária, para a escola preparatória, ou seja se fosse nestes tempos, corresponderia ao 5º e 6º ano de escolaridade. Para os poder frequentar, tinha que me deslocar diariamente, para uma vila que ficava a cerca de 15 kms, chamada Alcanena. Tinha que sair da aldeia de autocarro, ás 7h30 da manhã, o que era complicado, naqueles tempos, pois tinha que o esperar na estrada, á saída da aldeia, e não havia paragem, nem qualquer estrutura, e ás vezes chovia, ou estava frio, ou o autocarro chegava atrasado e no inverno era ainda de noite.
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário