domingo, 14 de julho de 2013

Uma lei para filhos... - Por Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50-Macau-China

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1906442_201303220957769.jpg
Uma lei para filhos... - Por Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50-Macau-China
 
Para onde caminha a Humanidade? Que gente é esta que deixou de possuir valores tão simples como os de amar e respeitar os seus progenitores, a pontos de ter de ser criada uma lei, neste caso na China, mas que se deveria estender ao mundo inteiro, para que os filhos visitem os pais?  
 
A sociedade cultural chinesa, baseada na filosofia de Confúcio, dita que o filho homem deve cuidar financeiramente dos seus pais, enquanto que o bem estar dos mesmos é da função da nora. O processo de urbanização, porém, possibilitou maior mobilidade social, já que os pais ficaram nos vilarejos rurais, enquanto que os filhos foram trabalhar nas cidades, e a mulher entrou no mercado de trabalho. Não há, portanto, tempo para a mulher cuidar dos sogros.  
 
Por isso, a actual situação de abandono de idosos é tão crítica, que foi necessária a criação de uma lei de amparo, que entrou em vigor no último dia 1º de Julho e pune com cadeia os filhos que não visitarem os pais idosos.
 
A lei determina que os filhos adultos prestem cuidados mínimos aos seus pais, e um dos itens diz que eles nunca devem renegar ou ignorar as pessoas mais velhas, e que devem zelar pelas suas «necessidades espirituais».  Se desrespeitarem esta lei, que já vigora, os filhos poderão ter de pagar multas ou, em casos extremos, ir parar à prisão.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário