sexta-feira, 5 de julho de 2013

Pequenas bonecas de luxo... - Texto e imagens de Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50 - Macau - China

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1906442_201303220957769.jpg
Pequenas bonecas de luxo... - Texto e imagens de Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50 - Macau - China 
 
Um dia destes, assisti no canal televisivo da TV World, a um daqueles concursos televisivos infantis dos Estados Unidos, que me deixou boquiaberta, pelo desfile de «bonecas» de carne e osso, que agora está na moda e cujo lema é «que vença a mais sofisticada».
 
Mostraram os bastidores desses concursos de beleza infantis e as meninas iam sendo entrevistadas de uma forma adulta, uma delas confessou que adorava estar assim maquilhada e vestida, sentia-se feliz quando ouvia o público aplaudir o seu desfile, que queria ser como a Isabella Barrett e ter tanta fama e riqueza como ela....
 
Com cinco anos e é esta a ambição dela?! Que raio de ideias metem na cabeça destas crianças?
 Fico pasmada como é possível haver um tal programa, onde crianças a partir dos 4 ou 5 anos são preparadas para concursos, nada próprios para essa idade.
 
E é um facto, que têm despertado algumas polémicas, pelo excesso de exposição destas menores de idade, muitas vezes levados a cabo pela vontade de mães frustradas, com a sua própria infância e que espelham nas filhas, o desejo de serem reconhecidas em processos de beleza, sem se importarem naquilo que essa criança se tornará mais tarde.  Estes concursos deviam ser PROIBIDOS.
 
O gritante caso da Isabella Barret, que se tornou num ícone para outras crianças (ou para as suas mães?). Tem apenas seis anos, possui milhões de dólares e uma linha de jóias, roupas e maquilhagem para crianças. Como conseguiu tudo isto?
 
Através dos tais polémicos concursos de beleza infantis, muito em voga nos Estados Unidos, que acostumaram esta criança a conviver com a fama, com um estilo de vida cheio de luxo e glamour, permitindo inclusive, que participasse de um reality show, tornando-se numa «Little Miss America», que sai em muitas revistas, jornais e em programas diversos na TV.






Sem comentários:

Enviar um comentário