sexta-feira, 5 de julho de 2013

Demografias - Texto de Leocardo - Publicado no Blogue Bairro do Oriente - Macau

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2141965_201305124649124.jpg
Demografias - Texto de Leocardo - Publicado no Blogue Bairro do Oriente - Macau
 
Entrou em vigor na segunda-feira na China uma legislação controversa e que tem gerado coros de protestos, que obriga os familiares com idosos a viver sozinhos ou instituídos a visitá-los pelo menos uma vez cada dois meses.
 
No mesmo dia que a legislação entrou em vigor, uma avó do continente ganhou em tribunal um processo que interpôs contra a filha e o marido desta, porque «não a visitavam». Esta senhora de 77 anos, de Wuxi, província de Jiangsu, anda com a ajuda de muletas, mas anda aparentemente muito bem informada. A audiência no mesmo dia em que entra em vigor uma lei que decide o caso a seu favor não será mera coincidência.
 
O juíz decidiu a seu favor e a filha é obrigada a visitá-la pelo menos uma vez cada 60 dias, e pelo menos um dos dias festivos. O incumprimento pode levar a multa, que como se sabe na China pode ser mais complicado do que ser preso. Podia ter recomendado que lhe trouxessem também guloseimas, em vez de veneno para os ratos, mas provavelmente deixam isso ao seu critério.
 
Somos todos sensíveis aos casos de idosos solitários abandonados pelos descendentes, os velhos que morrem em casa e apodrecem até se notar o cheiro, vultos de roupão e cabelos brancos a contemplar uma folha que cai de um carvalho no Outono, com um olhar vazio. Tudo isso, muito triste, muito maricas.
 
Agora que se aproximam as férias muitos agregados familiares começam a pensar em «internar» um idoso a seu cuidado durante trinta dias, dizendo que «amanhã voltam» e vão buscá-los no regresso bronzeados e cheios de saúde, dizendo que se «esqueceram».
 
Esta baga do arbusto da vida é uma que nos assusta, pois se hoje andamos por aqui na boa vida sem miocárdios ou tromboses, nunca se sabe se amanhã vamos estar de boca aberta a falar com uma parede, sem fazer sentido e requerendo cuidados básicos de higiene. Se a isto juntarmos o efeito «boomerang», mostrando aos nossos filhos como se deve tratar um velho, temendo que eles nos façam o mesmo. Quem não tem cu não tem medo, mas também morre sozinho quem opta pelo celibato – vai dar ao mesmo. Esta lei que entrou a vigor na China esta semana devia ser implementada em Portugal, e já.
 
Os asiáticos em geral e os chineses em particular dão um grande valor aos idosos, e respeitam-nos mesmo que estejam gagás e os ameacem com a bengala. O negócio de lares de idosos existe em Macau também, mas é tão residual que mal se notam. Os velhos que acabam nos lares ou a cargo das instituições são normalmente pobres, de família dispersa.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário