domingo, 14 de julho de 2013

A Feira de Nossa Senhora do Carmo - Texto de Lina Vedes

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2055936_201304281523506.jpg
A Feira de Nossa Senhora do Carmo - Texto de Lina Vedes 
 
Acontecia a 15 de Julho, durante 3 ou 4 dias, no Largo do Carmo, já a «malta» do Liceu abalara de férias, excepto os que tinham exame do 2º, 5º e sétimos anos. A falta dessa juventude notava-se, mas proporcionava aos da terra, um contacto mais íntimo.
 
Ao longo do ano, em minha casa, havia determinadas épocas destinadas a estrear roupa nova, e a feira do Carmo, a seguir à Páscoa, dava-me esse consolo. Estávamos em plena época romântica (anos 50), transpirávamos feminilidade. A moda ditava vestidos bem rodados, cingidos ao corpo, cintura marcada e fina com a saia até meio da perna, sapatos colegiais e soquetes, cabelo apanhado em «rabo-de-cavalo», preso com fitas e muita brilhantina.
 
Lembro-me, com nitidez impressionante, numa tarde de feira, estar agarrada ao carrossel, numa fila interminável, para acesso ao mesmo, e ficar dominada, em absoluto, pela música colocada, em altos berros, o «Rock’ and roll».
 
Nunca ouvira tal som, e sair da habitual música romântica e ser sacudida, inesperadamente, pelo ímpeto do rock, foi o máximo, como diria, actualmente, a minha neta.
 
O carrossel que transmitia a novidade, ficou rodeado por uma juventude delirante, que por instinto se sacudia e ensaiava, mesmo ali em conjunto, passos impetuosos de dança. Até a mãe e outras mães, que ali se encontravam, porque uma menina não ia sozinha à feira, bebiam da alegria contagiante e apelativa, transmitida pelo som.
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário