domingo, 14 de julho de 2013

MONSANTO - A ALDEIA MAIS PORTUGUESA DE PORTUGAL - Texto de António Manuel Fontes Cambeta - (Macau - China e Tailândia)

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_978479_201206165714826.jpg
MONSANTO - A ALDEIA MAIS PORTUGUESA DE PORTUGAL - Texto de António Manuel Fontes Cambeta - (Macau - China e Tailândia)  
 
Monsanto (ou Monsanto da Beira) é uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, com 131,76 km² de área e 829 habitantes (2011). Densidade: 6,3 hab/km².
 
Foi sede de concelho entre 1174 e o início do século XIX. Era constituído pelas freguesias da sede, Aldeia de João Pires, Aldeia do Salvador e Toulões. Tinha, em 1801, 2 139 habitantes.
Aldeia histórica de Portugal, Monsanto é construída em pedra granítica.
 
Monsanto, avista-se na encosta de uma grande elevação escarpada, designada de o Cabeço de Monsanto (Mons Sanctus). Situa-se a nordeste de Idanha-a-Nova e irrompe repentinamente do vale. No ponto mais alto o seu pico atinge os 758 metros. A presença humana neste local data desde o paleolítico. A arqueologia diz-nos que o local foi habitado pelos romanos, no sopé do monte.
 
Também existem vestígios da passagem visigótica e árabe. Os mouros seriam derrotados por D. Afonso Henriques e, em 1165, o lugar de Monsanto foi doado à Ordem dos Templários que sob orientações de Gualdim Pais, que mandou construir o Castelo de Monsanto. O Foral foi concedido pela primeira vez em 1170 pelo Rei de Portugal e rectificado, sucessivamente, por D. Sancho I (em 1190) e D. Afonso II (em 1217).   Foi D. Sancho I quem repovoou e reedificou a fortaleza que, entretanto, fora destruída nas lutas contra o Reino de Leão. Seriam novamente reparadas um século mais tarde, pelos Templários.
 
Em 1308, o Rei D. Dinis deu Carta de Feira e, em 1510, seria El Rei D. Manuel I a outorgar de novo Foral e concedendo à aldeia a categoria de vila.
 
Em meados do século XVII, Luís de Haro (ministro de Filipe IV de Espanha), tenta cercar Monsanto, mas sem sucesso. No século XVIII, o Duque Berwik também cerca Monsanto, mas o exército português comandado pelo Marquês de Mina derrota o invasor nas difíceis escarpas que se erguem até ao Castelo. Monsanto foi sede de concelho no período 1758-1853. Um grave acidente no século XIX destruiu o seu Castelo medieval, pela explosão do paiol de munições.
 
Nas últimas décadas, Monsanto tornou-se popularmente conhecida como «a aldeia mais portuguesa de Portugal», exibindo o Galo de Prata, troféu da autoria de Abel Pereira da Silva, cuja réplica permanece até hoje no cimo da Torre do Relógio ou de Lucano.
 
Muitos dos edifícios em Monsanto são exclusivos deste lugar, como pedras grandes, equipados com portas que levam a alojamentos esculpidos em rocha pura, a pequena cidade é uma característica de alguns elementos da arquitetura portuguesa, como as casas e igreja construída em estilo manuelino, e outros, influenciados por românica medieval. As ruas estreitas são apenas suficientemente largas para um burro e atravessam em subida 400 pés de uma colina muito íngreme, no topo da qual se encontram as ruínas de um castelo templário.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário