Pensamento criativo & Pensadores (?) incompetentes - Texto de Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
De quando em quando aparecem na vida dos artistas indivíduos que tudo confundem e utilizam suas mentes doentias para atacá-los, inconsequentemente. Nesses momentos abissais vomitam seus traumas de vida e suas frustrações, induzindo à conclusão de que tudo seja germinado na inveja e incompetência!
Não entendem esses indivíduos que a validade da crítica encontra-se na fundamentação e não na arbitrariedade. Não advogo pelos elogios falsos escritos tão somente para «agradar os artistas». Mas, não é possível compactuar com os abusos cometidos por algumas pessoas que se infiltram nos meios artísticos, como «seres superiores», para causar desarmonia, ofender, humilhar ou escarrar preconceitos. Isso, não! Omissão, jamais!
O artista labora em prol da sociedade. Portanto, quem ofende ao próximo pode ser tudo, menos artista. E, a depender da ofensa, deverá responder moral e juridicamente pelo ato irresponsável. Em qualquer esfera do conhecimento é assim. Por que seria diferente nas Artes? Quem não consegue sobreviver num corpo social, que busque uma ilha...
Quando o assunto é Poesia deve-se reservar à leitura um espaço de prazer, que vai do arrepio da pele à convocação de aliança entre as mentes inebriadas do escritor e do leitor. O processo de leitura de um poema, qualquer que seja este, exige interação, diálogo íntimo entre autor e leitor, que ao apelo da palavra desnudam-se ao estabelecer um natural processo de sedução. Subjaz implícita no texto a volúpia da descoberta e a ciência dos prazeres da linguagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário