sexta-feira, 19 de julho de 2013

MONOLOGO A BORDO - Conto / Crónica de João Furtado

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2212356_201305252340533.jpg
MONOLOGO A BORDO - Conto / Crónica de João Furtado
 
Mais uma vez a assistente de bordo faz passar o filme totalmente fora de tempo. Os passageiros estão sentados, com cintos bem apertadinhos. Um assistente já havia distribuído o cinto para bebés ao colo. Quando o filme começa e anuncia:
- Senhores passageiros este avião tem quatro portas de emergência todas devidamente assinaladas, duas portas a frente, duas portas sobre as asas……
 
Bem isto serve para nos lembrar que não devíamos viajar de avião, pois estamos sujeitos a morrer. A informação é dada em três línguas, português, francês e inglês. Alguns passageiros não entendem patavina. Os que apenas falam crioulo, por exemplo. Invejo a sorte deles, pelo menos eles não sabem que estão a beira de um desastre.
 
Sinto um nó no estômago, lembro-me que não sei nadar. Nunca soube nadar, é verdade, se soubesse nunca deixaria de saber, dizem que é como andar de bicicleta, uma vez que se sabe, nunca mais se esquece. Bem sou um passageiro morto, não iria utilizar a porta de emergência, se for para morrer, que morra dentro do avião, sem ter que quebrar uma perna e depois morrer afogado.
 
O avião recebe ordens para iniciar a marcha, prepara para ir até fim de uma das pistas que ira utilizar, no termo técnico, inicia o táxi. Ainda estamos a ver e ouvir as mesmas indicações agora em inglês. Voltamos a ouvir em francês. Já estamos no fim da pista, vamos iniciar a viagem dentro de momentos.
- Agora vamos mostrar como apertar e desapertar o cinto de segurança………
 
Se esperássemos para aprender a apertar e desapertar o cinto, e se, Deus não permita, tivesses algum problema no momento em que o avião fez o táxi, neste momento éramos muitos que estávamos com cabeças, pernas e braços partidos. Graças a Deus, todos estávamos de cintos bem apertadinhos, inclusive os bebés, havíamos recebido um cinto extra.





Sem comentários:

Enviar um comentário