A queda de um mundo - Texto de Nuno Júdice (Extracto)- Recolhido em Livres Pensantes
«Um dia , Angela dissera-me : «Nas alturas de crise surgem as pessoas mais inesperadas; aqueles que pensávamos que tinham desaparecido para sempre vêm ter connosco e falam-nos como se os tivéssemos deixado na véspera.»
E eu, que queria falar com alguém sobre o presente, a Europa, a crise, encontrara no sósia de Lenine o interlocutor ideal. Pertencíamos à mesma geração; tínhamos lido os mesmos livros; talvez tivéssemos acreditado nos mesmos ideais. Agora, era como se a História voltasse para trás.
Nos países ocupados, os nazis tinham descoberto a solução para se verem livres dos judeus: metê-los em guetos: E para os enganar, faziam-nos eleger chefes que, muitas vezes, porque pensavam que assim protegiam o grupo, cumpriam as ordens do Reich: reduzir rações, confiscar os bens, deixar morrer os velhos, os doentes, as crianças.
Era nisto que a nova Europa se estava a tornar: os guetos eram os países sob confisco, e em cada um deles tinham arranjado governos dóceis que cumpriam as ordens que vinham do centro de decisão.
Leia este tema completo a partir de 15 de Julho carregando aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário