sábado, 6 de julho de 2013

ABDIAS O SANFONEIRO DE OITO BAIXOS - Forrófunfá (1976) - Texto de Helena

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1136395_201208180417424.jpg
ABDIAS O SANFONEIRO DE OITO BAIXOS - Forrófunfá (1976) - Texto de Helena Emília
 
Nem sempre é fácil encontrar referências sobre os artistas do forró, pois o nordeste ainda hoje padece com a praga do preconceito, que rotula como coisas menores, menos nobres, aquelas que saíram de lá; não mereceriam, portanto, a atenção dos homens sérios que cuidam de registrar e contar a história do mundo.
 
Tolos são esses homens, porque Tom Jobim, o homem reverenciado até na Europa e em locais supostamente superiores ao Nordeste, e a América Latina, disse uma vez: Se eu fosse editor, ia buscar as coisas no Nordeste, porque as coisas mais geniais do mundo estão lá.
 
Essa frase é a epígrafe do genial livro O Fole Roncou: Uma História do Forró, de Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues (Editora Zahar), que em boa hora veio preencher a lacuna de informação que existe em relação à história do nosso tão amado gênero musical, e é LEITURA OBRIGATORIA PARA OS APRECIADORES DE FORRO.
 
E é justamente desse livro que se extraiu o trecho abaixo, que deliciosamente narra o começo da história musical do nosso Abdias, o sanfoneiro de oito baixos que gravou o disco da postagem acima (capa do disco).
 
«Não era só no Rio que estava tudo mudado. Os serviços de alto-falantes e os transmissores potentes das rádios se encarregavam de espalhar a voz de Luiz Gonzaga pelo interior nordestino.






Sem comentários:

Enviar um comentário