sábado, 20 de julho de 2013

70 ANOS DE VIDA!!!!!!!!! - Texto de Lina Vedes

http://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_2055936_201304281523506.jpg
70 ANOS DE VIDA!!!!!!!!! - Texto de Lina Vedes  
 
- VELHA!!!!!!!! - Dirão os jovens adolescentes e as crianças! - é velha – dirão os trintões e até os quarentões!  Eu direi: - Velha…! Talvez!...  A carcaça, o exterior revela de facto a idade…rugas, corcunda, joelhos e tornozelos inchados, sensibilidade aos excessos… Mas o interior, o sentir, o correr dos pensamentos…aí não existem rugas nem «papos» desconfortáveis…
 
Perguntem a um septuagenário: - Você sente-se velho? - Não! Eu quero e desejo. Eu sinto e amo.  Eu estou viva… vivo!  Nos meus sentimentos perdura a juventude.
 
Desejo que me oiçam, que me «tirem» para uma dança, que se lembrem de mim como pessoa válida capaz de assumir responsabilidades…confiável.  Avancei na vida muitos anos mas esse avanço não me retirou o prazer de ouvir uma boa música, uma boa representação teatral, uma boa leitura, um bom convívio…
 
Aprendi a saborear a vida de maneira diferente valorizando e descobrindo no quotidiano factos novos que me tinham escapado durante a juventude. Aprofundo o que vejo, leio ou escuto, sem pressas, procurando retirar o máximo prazer.  Aprendi igualmente a olhar o passado, analisá-lo por outro prisma, senti-lo com outro prazer, como se esse tempo, não tivesse sido meu mas o de outra pessoa.
 
Recuo anos de vida, sobrevoando nas recordações a década de 40, altura do meu nascimento, na cidade de Faro e sinto o cheiro de ruas sujas, cheias de pó, recheadas de bandos de crianças abandonadas, andrajosas, famintas, sem escola e de mendigos às portas das igrejas e das casas - gente descalça, mal tratada, ignorada, vestida de negro com grandes xales e lenços na cabeça.  Estávamos no rescaldo da guerra!  Sinto também a pressão, o peso autoritário exercido pelo lema do governo – Deus, Pátria e Família!






Sem comentários:

Enviar um comentário