sábado, 27 de julho de 2013

Contemplando «The son of man» e outros quadros de Magritte... - Por: Se Gyn

 
Contemplando «The son of man» e outros quadros de Magritte... - Por: Se Gyn
 
René Magritte (1898-1967) era um artista que não tinha a verve imagética do Dali, bastante ligada à mitologia e, ao mundo onírico - até porque, nem aceitava a classificação de surrealista, preferindo dizer que sua pintura era de natureza metafísica, representando uma espécie de realismo mágico.
 
Seu objeto de preocupação era outro - a reflexão sobre o simulacro da realidade, da composição formal, de cenários e realidades, os quais apresentava alterados, em alguns casos apresentação de conjuntos incoerentes, na disposição surpreendente, na junção de certos objetos com uma interpretação insuspeita de sua finalidade ou, na junção de partes ou membros do corpo humano com outros objetos.
 
Essa ideia de ocultar o rosto do indivíduo atrás de objetos (na verdade, signos) é perturbadora. Diante de um quadro seu, o olhar que se dirige imediatamente para o objeto da retratação, mas ela não está lá, pronta para satisfazer o espectador. Em troca da vista, ele recebe, quase sempre, um enigma ou um jogo de imagem para ser decifrado.
 
No caso do famoso quadro «The son of man (1926)» aparece um individuo retratado como um dândi, que é um tipo perfeitamente factível, assimilável pela mente do espectador. Diante dele, o olho corre para o rosto, onde encontra na imagem chapada, sobre o rosto, uma maçã verde.

Se o olho se fixa nela, o resto da imagem passa para um segundo plano. Se o espectador retrocede e contempla novamente o conjunto pictórico, este não faz sentido aparente e, o título parece disparate.
 
Se o olhar volta para o a charada da maçã verde, a mente começa a procurar um sentido para ela, dentro do conjunto, mas falha.
 
Em algum momento posterior, que olha se pergunta se a ideia é mesmo de uma imagem sobrepondo à outra ou se, ambas são autónomas ocupando o mesmo espaço, num determinado momento, onde a maior cede parte da área para a menor.


Leia este tema completo a partir de 29 de Julho carregando aqui.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário