terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Jornal Raizonline nº 243 de 19 de Fevereiro de 2014 - COLUNA UM - Daniel Teixeira

 
Jornal Raizonline nº 243 de  19 de Fevereiro de 2014 - COLUNA UM - Daniel Teixeira
As minhas memórias mais próximas (LXIV) - Pequeno balanço pós  recomeço
 
Depois de cerca de 4 meses de interregno recomeçamos há dois números (três com este) a publicação do Jornal Raizonline (o último número publicado antes do interregno, o 240º foi colocado na Net em 23 de Setembro do ano passado). Partimos, neste recomeço, praticamente das mesmas ideias e condições do passado.
 
 Perdemos durante este período alguns colaboradores, nomeadamente muitos daqueles que publicavam no nosso facebook e ao mesmo tempo verificamos noutros, que nos enviavam directamente (para o email) trabalhos, que a sua própria produção, nos blogues que detêm quando é esse o caso, tem sido mais esparsa.
 
 Talvez seja um fruto de época, como se usa dizer, mas de uma época em que a crise acaba por fazer também os seus estragos em termos de produtividade criativa e a disposição para escrever ou poetar se ausenta quase ao ritmo dos cortes nos salários e pensões.
 
 A vida não está fácil e mesmo quando não se sente directamente na pele o problema em toda a sua amplitude acaba-se por se ser contagiado pelo depressivo ambiente envolvente. Não há arte sem alguma tranquilidade psicológica, embora se saiba também que alguns dos melhores escritores conhecidos (sobretudo nos clássicos) tiveram penas duras e conseguiram ultrapassar por cima as suas situações pessoais acabando por produzir o maior número de obras primas de que há memória.
 

1 comentário: