sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A Rainha morta ou a estória de amor de Pedro e Inês - Dulce Rodrigues

 
 
A Rainha morta ou a estória de amor de Pedro e Inês - Dulce Rodrigues
 
(Artigo originalmente publicado em inglês no Boletim da OTAN de Fevereiro de 1998)
 
Muitas são as estórias que começam por «era uma vez...», mas a que vos vou contar tem um princípio diferente porque «esta é uma outra estória...»

E se escolhi contá-la em Fevereiro, o mês dos namorados... bom, tanto melhor, pois trata-se de uma grande estória de amor que atravessou as fronteiras do tempo e se tornou eterna – a estória de amor de Pedro e Inês.
 
Dom Pedro de Portugal era neto de Dom Dinis e da Rainha Santa Isabel, e filho de Dom Afonso IV de Portugal. Naquela época, muitas das querelas que existiam entre Portugal e os vários outros reinos da Península Ibérica, em especial com Castela, acabavam de um modo geral por contratos de casamentos entre dois membros da nobreza dos reinos em questão.
 
Mas nem sempre estas alianças políticas resultavam, e foi o que aconteceu de 1336 a 1338. Segundo o que tinha sido acordado entre Portugal e Castela, Dom Afonso IV daria a sua filha mais velha, Dona Maria, em casamento ao Rei Afonso XI de Castela; por seu lado, o Príncipe herdeiro de Portugal, Dom Pedro, casaria com a Infanta Dona Branca, prima irmã do rei de Castela.
 
Por razões políticas, contudo, o casamento de Dom Pedro e Dona Branca foi anulado, tendo sido acordado um novo contrato matrimonial, desta vez com Dona Constança, filha de um nobre castelhano e opositor do rei de Castela.
 
A situação não agradou ao Rei Afonso XI de Castela, que mandou aprisionar Dona Constança, impedindo-a de ir para Portugal, embora o casamento com Dom Pedro já tivesse sido legalmente assinado por procuração. Dom Afonso IV, que se tinha sempre esforçado por viver em paz com os vários reinos da península, sentiu-se por sua vez ofendido e, embora com uma certa relutância, resolveu tomar partido contra Castela, aliando-se ao rei de Aragão.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário