domingo, 9 de fevereiro de 2014

Os sons dos 80: Festival RTP da Canção - Texto de Leocardo - Blogue Bairro do Oriente

 
Os sons dos 80: Festival RTP da Canção - Texto de Leocardo - Blogue Bairro do Oriente
 
Já aqui falei dos anos 80 na Eurovisão, mas e a nível doméstico, em Portugal? Depois de ser considerado o maior evento musical anual do país nos anos 60, época de ouro do nacional-cançonetismo, e ter atravessado um período de estranhas mudanças após a Revolução dos Cravos, o Festival RTP da Canção chegava a 1980 com um estatuto de evento «assim-assim» no que dizia respeito a revelar novos talentos.
 
Mesmo assim durante a década dos oitenta foram muitos os artistas que se «fizeram» no Festival, e chegam a haver muitos momentos interessantes. Vamos então recuar mais de 30 anos na auto - Estrada  da memória e ver o que encontramos.
 
 José Cid era à altura da sua vitória no Festival RTP da Canção em 1980 um nome conceituado. O ex-vocalista do Quarteto 1111 e dos Green Windows tinha já uma respeitável carreira a solo, e em meados dos anos 70 gravou o disco «10.000 anos depois entre Vénus e Marte», que é hoje considerado uma obra-prima do rock sinfónico. «Um grande, grande amor» obtém a preferência do júri nacional e vai representar Portugal no Festival da Eurovisão em Haia, obtendo um honroso sétimo lugar - a segunda melhor classificação de sempre para o nosso país.

Leia este tema completo a partir de 11 de Fevereiro carregando aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário