sábado, 15 de fevereiro de 2014

O Quartel dos Mouros e a Capitania dos Portos - Texto recolhido no Blogue Macau Antigo - João Botas

 
 
O Quartel dos Mouros e a Capitania dos Portos - Texto recolhido no Blogue Macau Antigo - João Botas

 O Quartel dos Mouros (conhecido por «Soi Si Chong») albergou durante muitos anos a Capitania dos Portos, mas nem sempre foi esse o seu uso. Inaugurado em Agosto de 1874 - incluído em 2005 na lista de Património Mundial do UNESCO - foi projectado pelo arquitecto italiano Cassuto (outras fontes indicam trata-se de um projecto do Barão do Cercal) começou por alojar a Companhia dos Mouros do Corpo de Polícia de Macau, polícias de origem indiana.
 
O edifício é uma mescla de influências: neo-árabe, neo-indiano, construído na base da colina e virado para o Porto Interior. Albergava cerca de 200 homens e tendo em conta a época da construção e o clima local ficou conhecido por ser bastante arejado. Em relação ao projecto inicial procederam-se a algumas alterações: nos pontos mais altos do edifício - extremidades e centro - as «torres» ou torreões não têm uma cúpula como estava previsto.
 
 Mas, voltemos ao início do século XIX, mais precisamente a 2 de setembro do ano de 1822, dia em que foi nomeado o primeiro Capitão do Porto de Macau, sendo então colocados sob as suas ordens um cabo e seis sipaios (soldados de origem indiana) para o desempenho das funções de Agentes da Autoridade Marítima.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário