Sete mil milhões de pessoas em 2011
População cresce mais rapidamente do que recursos disponíveis
Aumento da população põem em causa capacidade de suportar recursos naturais
Aumento da população põem em causa capacidade de suportar recursos naturais
Registam-se actualmente 6.934 milhões de seres humanos a viver no planeta, ou seja, mais do que há 50 anos. No entanto, as Nações Unidas avançam que ao longo de 2011, o valor ultrapassará os sete mil milhões e, segundo as previsões, o número alcançará os nove mil milhões durante a metade deste século.
Estes números põem em causa a incapacidade de suportar recursos naturais para todos. Já uma antiga teoria de 1798, de Thomas Malthus, sustentava que a população iria crescer de forma a não acompanhar os recursos e que, por causa disso, aumentariam as guerras, epidemias, a fome entre os pobres para alcançar o equilíbrio.
Um documento apresentado em Hannover (Alemanha) relembra esta semana que nascem 2,6 crianças por segundo, sendo que 82 por cento dessa população vive em países em desenvolvimento. Em África cresce a maior ritmo.
Prevê-se que a população africana alcance os dois mil milhões em 2050 – que equivale ao dobro de 2010. A maioria dos países africanos já não produz o suficiente para os seus habitantes. E a pobreza do continente poderia ser reduzida até a uma quinta parte, caso não ocorressem gravidezes indesejadas.
Acredita-se que chegaremos aos nove mil milhões, mas a estabilidade não depende apenas do planeamento familiar, mas sim da diminuição da pobreza e do equilíbrio dos recursos.
Sem comentários:
Enviar um comentário