quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Algarve: Cristãos de tradição bizantina preparam-se para o Natal

Algarve: Cristãos de tradição bizantina preparam-se para o Natal

Calendário utilizado em Igrejas orientais faz que a celebração aconteça a 7 de Janeiro

Faro, 05 Jan (Ecclesia) - As comunidades católicas de tradição Bizantina (greco-católica) presentes no Algarve, constituídas por milhares de imigrantes ucranianos e romenos, preparam-se para celebrar o nascimento de Jesus Cristo no próximo dia 7 de Janeiro.

A diferença nas datas acontece porque várias igrejas cristãs do Oriente seguem o calendário juliano, calendário solar criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César, que difere daquele utilizado entre nós, o calendário gregoriano.

O padre Oleg Trushko, único sacerdote greco-católico a dar apoio à comunidade ucraniana no Algarve, irá presidir às celebrações natalícias dos católicos de tradição bizantina.

No dia 6 de Janeiro, a celebração greco-católica será realizada em Vila Real de Santo António e na igreja de Nossa Senhora do Livramento (Tavira). No dia 7 de Janeiro, a celebração terá lugar em São Brás de Alportel, Portimão e em Faro.

Nataliya Dmytruk, da comunidade greco-católica algarvia, explica ao semanário diocesano «Folha do Domingo» as simbologias da consoada.

"Sentamo-nos para jantar assim que aparece a primeira estrela no céu, relembrando o aparecimento da estrela aquando do nascimento de Jesus", relata.

No final do jantar, os católicos de tradição Bizantina entoam canções natalícias tradicionais, de casa em casa, dando glória ao Deus Menino acabado de nascer e os visitados retribuem com qualquer oferta em dinheiro ou doces, mantendo-se esta tradição até ao dia 20 de Janeiro.

Depois da Missa de Natal há ainda a tradição de se fazer um presépio vivo na rua, junto à igreja.

"Não podemos representar a Sagrada Família", cujos elementos são apresentados através de um ícone, "mas os restantes elementos do presépio são pessoas que se vestem de reis magos, de pastores ou de Herodes", explica Nataliya Dmytruk.

Sem comentários:

Enviar um comentário