quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Biblioteca de Coimbra procura leitores para audiolivros

Livros

Biblioteca de Coimbra procura leitores para audiolivros

Intitulado "Livros para os sentidos, sentido para o livro" o projecto fará de "cada participante um leitor-locutor que oferece, assim, a sua voz, em prol da solidariedade e da defesa de uma importante causa humanitária que se pretende torne cada vez mais universal a literatura".
Pensados sobretudo para os cidadãos com deficiência visual, os audiolivros poderão interessar também a outros potenciais leitores, como acamados, pessoas com problemas de iliteracia ou outros, que prefiram ouvir em vez de ler o livro, explicou à Lusa a directora da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC), Maria José Miranda.
Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projecto insere-se no trabalho que é desenvolvido há mais de vinte anos pelo serviço de leitura para deficientes visuais da BMC, adiantou.
Com o subsídio de 10 mil euros daquela fundação foi possível equipar um estúdio de gravação, executado pela Câmara Municipal de Coimbra.
Embora ainda não estejam escolhidas as primeiras obras a verter para audiolivro, as prioridades serão a ficção e nesta os livros mais recentes, disse ainda a directora da Biblioteca Municipal de Coimbra.
De acordo com Maria José Miranda, ao longo do mês passado a divulgação na BMC da campanha de angariação de leitores-locutores já permitiu formar uma bolsa com cerca de meia centena de voluntários, que agora serão seleccionados para iniciar os testes de gravação.
Os interessados em aderir poderão dirigir-se à BMC, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
Segundo uma nota, "os aderentes darão sentido à proclamação de 2011 como Ano Europeu do Voluntariado e Cidadania Activa".
A BMC tem milhares de livros em Braille e também cerca de dois mil registos sonoros, que estão a ser vertidos para formato MP3, disse ainda a directora.
(ES)


Sem comentários:

Enviar um comentário