quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Hors La Loi", filme polémico sobre a independência da Argélia

Cinema
"Hors La Loi", filme polémico sobre a independência da Argélia

Rachid Bouchared neste seu polémico filme evoca alguns aspectos do processo de independência da Argélia através do percurso de três irmãos envolvidos nessa luta.

Logo no início, Messaoud, Abdelkader, Saïd e os pais são expulsos das suas terras na Argélia. Isto em 1925.
Francês de origem argelina, neste filme Rachid Bouchareb reabre mais uma vez as malcuradas feridas da independência argelina.
Embora a identidade argelina seja um tema recorrente na sua obra, em "Fora da Lei" Rachid pisa terrenos dificeis porque para além de salientar os crimes dos colonizadores franceses lembra o massacre de Sétif, em 1945, elemento marcante no desenrolar da acção do filme.
Claro que esta reconstituição do massacre levantou celeuma em França nomeadamente na sua extrema direita como foi o caso de Le Pen.
Para Bouchareb o importante é " abrir espaço para um debate que possibilite que possamos amanhã virar esta página".
Pondo de lado as paixões exarcebadas e analisando serenamente o filme concluímos que nem sempre a moral dos guerrilheiros argelinos era a mais edificante, considerando mesmo o compromisso com a militância pela causa do seu país.
Assim e por mais que tente humanizar a família expulsa, e justifique a adesão inicial dos argelinos a favor de sua causa, Rachid Bouchareb não escamoteia a impiedade dos militantes, promovendo atentados e matando todos aqueles que se opõem às suas directrizes, até mesmo os irmãos se necessário fôr.

Um filme que conta com as interpretações de Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Chafia Boudraa, Bernard Blancan, Sabrina Seyvecou, Assaad Bouab, Thibault de Montalembert, Samir Guesmi, Jean-Pierre Lorit e que salvo melhor opinião não deve perder.


Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário