domingo, 30 de janeiro de 2011

Críticos literários brasileiros destacam português Gonçalo M. Tavares

Críticos literários brasileiros destacam português Gonçalo M. Tavares

"Viagem à Índia", "A Máquina de Joseph Walser" e "Jerusalém" são os três livros destacados pelos críticos brasileiros.


Lisboa - "Viagem à Índia", "A Máquina de Joseph Walser" e "Jerusalém" são os três livros do escritor português Gonçalo M. Tavares que ganharam elogios da crítica brasileira.

O livro "Viagem à India", editado em Dezembro de 2010, foi considerado pelo jornal "Globo" um dos livros do ano. O jornal "A Folha de S. Paulo preferiu destacar "A Máquina de Joseph Walser", também editado em 2010. Já a "Globo News" considerou "Jerusalém" como um dos melhores livros da década. Para este balanço foram questionados vários escritores, jornalistas e críticos literários.

Sobre o escritor português, Joca Reiners Terron, crítico literário na "Folha de S.Paulo", referiu que "Gonçalo M. Tavares é unanimidade crítica na língua de expressão portuguesa, da qual talvez seja o autor cujo reconhecimento se expanda além das fronteiras de modo mais conclusivo. Seu livro "Uma Viagem à Índia"(…), além da obra-prima inquestionável que é, surge como uma oportunidade para reflectir acerca dessa transmigração oriental do criador e da sua criatura."

O escritor português foi galardoado em França com o prémio para o Melhor Livro Estrangeiro em 2010 com "Aprender a Rezar na Era da Técnica". (AGR)

Sem comentários:

Enviar um comentário