sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Segue em Santo Tirso ciclo dedicado a Varda

Segue em Santo Tirso ciclo dedicado a Varda

A Casa da Galeria, em Santo Tirso, continua com o ciclo dedicado à cineasta belga radicada em França, Agnès Varda, e apresenta, amanhã, às 16h, o filme Jacquôt de Nantes (1991), com argumento de Jacques Demy, que foi casado com a cineasta, e interpretação de Philippe Maron, Edouard Joubeaud e Laurent Monnier.
Nuno Miguel Pereira npereira@destak.pt

Segundo o crítico João Lopes, a película Jacquôt de Nantes situa-se a meio caminho entre a evocação documental e o artifício da ficção. «A partir das memórias pessoais de Demy, com vários jovens actores a assumir o seu papel, revisitamos os tempos da infância e adolescência, vividos em Nantes, lembrando a paixão pelos teatros de marionetas, os primeiros filmes artesanais e a actividade de cineclubista; em contraponto, vemos algumas imagens caseiras, registadas por Varda, durante os meses finais de Demy», que faleceu em 1990.

Agnès Varda foi a autora de Duas Horas da Vida de Uma Mulher (1961), um dos porta-estandartes da Nouvelle Vague, e desde aí vem flutuando livremente entre a ficção e o documentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário