segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"José & Pilar" em cartaz em oito cidades espanholas

Cinema

"José & Pilar" em cartaz em oito cidades espanholas

O filme está em exibição comercial em Madrid, Barcelona, Salamanca ou na ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias, onde José Saramago fixou residência nos anos 1990.
"José & Pilar" está ainda em cartaz em Portugal, somando cerca de 17.500 espectadores, aos quais se juntam 30 mil espectadores no Brasil, outro dos países co-produtores do filme, através da produtora de Fernando Meirelles.
O filme é um retrato próximo do escritor português no processo de escrita e divulgação do romance "A viagem do elefante", desvenda o lado privado de José Saramago, o seu compromisso cívico enquanto escritor, os medos e dos dilemas sobre a velhice e a morte, as certezas sobre Deus e a religião.
Para este filme, o realizador Miguel Gonçalves Mendes passou três anos com José Saramago e acumulou mais de 200 horas de filmagens, transformadas num documentário que foi estruturado como uma narrativa de ficção.
José Saramago, prémio Nobel da Literatura e autor de romances como "O ano da morte de Ricardo Reis", "Ensaio sobre a cegueira" e "A viagem do elefante", morreu a 18 de Junho de 2010.
(AC)


Sem comentários:

Enviar um comentário