quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cinema europeu em Viseu

Cinema

Cinema europeu em Viseu

"Apesar de vivermos no continente europeu, este não é propriamente o cinema dominante nas salas de cinema portuguesas", lamentou Rodrigo Francisco, da direcção do CCV.
Neste âmbito, considera que, "se há país onde faz sentido tentar criar espaços de exibição do cinema europeu" é Portugal, onde existe "a menor percentagem de filmes portugueses e europeus" em sala.
"Estamos ao nível dos países de Leste, perfeitamente descontextualizados daquilo que é a realidade europeia actual", frisou.
Na opinião de Rodrigo Francisco, existe apetência para os filmes europeus, "o que acontece é que não são uma prioridade para as salas de cinema comerciais", devendo este défice ser preenchido por associações como o CCV.
O ciclo arranca no dia 11 com o filme "Eu sou o maior", de Luca Guagagnino (Itália). Serão exibidos outros filmes de Itália e também de França e do Reino Unido, encerrando o ciclo a 17 de Fevereiro com o documentário "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes (Portugal), este exibido no âmbito de uma parceria com o Teatro Viriato.
"Como o cinema europeu é uma das áreas em que a Europa mais se afirmou, é uma arte plenamente desenvolvida, é muito fácil fazermos ciclos que, anualmente, têm muito interesse. Encontramos géneros diferentes e filmes completamente diferentes", referiu Rodrigo Francisco.
O dirigente destacou a exibição do filme "Chuva de Pedras", de Ken Loach (Reino Unido), no dia 01 de fevereiro, este numa parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza, e que no final será comentado pelo bispo de Viseu, Ilídio Leandro, e pelo sociólogo Hugo Rodrigues.
Apesar de ser um filme de 1993, britânico, a obra permite uma abordagem à realidade actual portuguesa.
"É um filme sobre um contexto de crise social aguda em Manchester. Aborda a vida dos desempregados, questões de auto-estima, de integração social. Apesar de partir do caso inglês, é tão universal que vai proporcionar um debate muito interessante", considerou.
Em 2010, o CCV organizou dez ciclos temáticos de cinema. Ao longo das 41 sessões de cinema proporcionou ao público a estreia de dezenas de obras cinematográficas na cidade de Viseu.
(ES)


Sem comentários:

Enviar um comentário