segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“Uma Vida Diante de Si”, de Romain Gary editado pela primeira vez em Portugal

Livros

"Uma Vida Diante de Si", de Romain Gary editado pela primeira vez em Portugal

Romain Gary tornou-se, com esta obra, o único escritor a bisar o prestigiado galardão literário francês.
"Uma Vida Diante de Si" foi escrito sob o pseudónimo de Émile Ajar, em 1975, e assim apresentado a concurso, dando um segundo Goncourt a Gary que já tinha arrecado outro em 1956.
O romance conta a história de um rapaz muçulmano de 14 anos que está ao cuidado de uma prostituta judia, sobrevivente do campo de concentração nazi em Auschwitz. O romance foi adaptado para o cinema, sendo Simone Signoret a protagonista.
Roman Kacew é o verdadeiro nome de Romain Gary nascido em Vilnius, em 1914, filho de judeus russos. Aos 14 anos mudou-se com a mãe para Nice, alterando o seu nome original.
Gary foi aviador e herói de guerra, diplomata na Bulgária, Suíça e Estados Unidos e tornou-se escritor.
"Educação europeia" marca a sua estreia literária, seguindo-se "As Raízes do Céu", que John Huston adaptou para o cinema e com o qual venceu o Goncourt em 1956.
Gary suicidou-se em Paris, em 1980, após a morte da mulher, deixando uma nota em que revelou ser o criador de Émile Ajar.
Em 1975 quando foi distinguido com o segundo recusou receber o prémio, ao que o júri protestou afirmando: "O Goncourt é como a vida e como a morte – não se aceita nem se recusa. Émile Ajar é, não obstante, o laureado".
(ES)



Sem comentários:

Enviar um comentário