segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Plano Serralves 2011

Cultura Outros

Plano Serralves 2011

Ressalvando que os "destaques são sempre injustos", João Fernandes, o director do museu, apresentou a exposição de Thomas Struth, agendada para Outubro, como um "grande momento da história da fotografia em Portugal", uma vez que é a primeira vez que o fotógrafo alemão merece uma retrospectiva tão ampla da sua obra no nosso país.
A primeira mostra do ano do Museu de Serralves, que será inaugurada a 28 de Janeiro, resulta de uma parceria com a MACBA de Barcelona, e é dedicada à obra do artista francês GIL J Wolman, estando em exibição pela primeira vez em Portugal.
Às estreias somam-se os regressos, com José Barrias "um artista que marcou o contexto da arte portuguesa nos anos 70 e 80", a merecer uma exposição em nome próprio, em Abril.
Em Novembro, Serralves recebe, segundo o director do museu, "uma das obras mais originais da arte contemporânea", a de Eduardo Batarda, numa compilação de trabalhos antigos e recentes.
O leque de exposições fica completo com Leonor Antunes, que respondeu afirmativamente ao desafio de Serralves para desenvolver uma colecção específica.
"Leonor Antunes está a desenvolver um projecto específico para Serralves que terá capacidade de se adaptar a outros espaços", explicou João Fernandes, acrescentando que a obra ocupará a Casa de Serralves durante o mês de Julho.
E a Casa de Serralves é outra das grandes apostas da Fundação, com Odete Patrício, a directora geral, a avançar que, a partir de 2011, o espaço vai estar sempre aberto com a colecção de Serralves, de modo a dar resposta à procura, especialmente dos turistas.
O cinema volta a ser uma das "artes" preferidas de Serralves: em articulação com a exposição "Às Artes Cidadãos!", serão exibidos "A Comuna", de Peter Watkins, nos dias 18 e 19 de Janeiro, e "Filme Socialismo", de Jean Luc-Godard, que estreará a 06 de Março.
Além das exibições próprias, Serralves continuará com as colaborações com os festivais Doc Lisboa, Festa do Cinema Francês e Festa do Cinema Italiano.
As artes performativas encontram um parceiro na exposição "Às Artes Cidadãos!" e viverá um momento alto com o workshop promovido pelo coletivo multinacional de artistas Ultra-Red, conhecido pela sua acção nas lutas antirracistas, agendado para os dias entre 19 e 26 de Fevereiro.
No plano das conferências, destaque para "O Imateral – Novos Paradigmas da Contemporaneidade", um ciclo de dez conferências dedicado à relação entre a cultura e a sociedade.
(ES)


Sem comentários:

Enviar um comentário