segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ARCO Madrid reune 190 galerias, 12 são portuguesas

Cultura Outros

ARCO Madrid reune 190 galerias, 12 são portuguesas

Carlos Urroz, director do certame espanhol, que decorrerá entre 16 e 20 de Fevereiro, esteve hoje em Lisboa para apresentar a programação aos jornalistas e destacou que o modelo deste ano tem a particularidade de não colocar as galerias do país convidado concentradas num pavilhão.
"Pela primeira vez dispersamos as galerias pelo espaço da feira, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, porque achámos que faz sentido, dado que as obras apresentadas também são muito diferentes", justificou.
São galerias provenientes de mais de trinta países, com pintura, escultura, instalações, fotografia, vídeo, new media, desenho e gravura.
Questionado pela agência Lusa sobre as expectativas da edição deste ano, num quadro de crise económica, o director do certame no género mais importante da Península Ibérica respondeu que as feiras "ajudam a quebrar os ciclos negativos".
Para atrair o público em geral interessado em arte, os coleccionadores, os museus e outras entidades do sector, a direcção apostou numa programação especial com uma exposição de fotografia dos trinta anos da ARCO Madrid, com curadoria de Andrés Mengs.
"O mais importante - sublinhou - é mostrar o contributo da ARCO para a criação de todo um sector de produção e mercado de arte contemporânea em Espanha ao longo destas três décadas".
Outra parte importante do programa está centrada em conferências e debates especiais sobre os trinta anos do certame, um programa novo com jovens galerias europeias e ainda uma área dedicada à América Latina.
Na programação geral participam 117 galerias com conteúdos dedicados às vanguardas históricas, clássicos contemporâneos e a arte actual, somando-se a estas mais 35 galerias com propostas na secção ARCO 40, com a apresentação da obra recente de artistas.
Como novidade, neste espaço, vão estar as oito galerias russas que integram o Programa FOCUS Rússia, seleccionadas por Daria Pyrkina, comissária da National Centre for Contemporary Arts e professora da Moscow State Lomonosov University.
De Portugal participam 12 galerias: Carlos Carvalho, Filomena Soares, Galeria 111, Lisboa 20/Miguel Nabinho, Pedro Cera, Cristina Guerra e Vera Cortés - de Lisboa - Quadrado Azul, Pedro Oliveira, Presença e Nuno Centeno/Reflexus - do Porto - e ainda Fonseca Macedo, de Ponta Delgada.
Está ainda prevista a presença de Sérgio Mah, curador da representação de Portugal na Bienal de Veneza de Arte 2011, que irá falar do projecto de Francisco Tropa, artista escolhido este ano.
Carlos Urroz disse que a dimensão de visitantes portugueses no certame de Madrid ronda anualmente os 15%, "um valor incrível" num universo de cerca de 150 mil visitantes, e destacou ainda que este ano "regressam algumas galerias portuguesas que tinham deixado de estar na ARCO".
(ES)


Sem comentários:

Enviar um comentário