sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Maggie O’Farrell venceu o Prémio Costa de Romance

Livros

Maggie O'Farrell venceu o Prémio Costa de Romance

Este é o seu quinto romance e, apesar de ser uma autora de grande êxito editorial, é a primeira vez que a sua obra é distinguida com um prémio literário.
Os Prémios Costa foram atribuídos nas suas diversas categorias (primeiro romance, poesia, livro infantil e biografia) e, além da escritora britânica, foram distinguidos outros quatro finalistas, cada um dos quais receberá 5.000 libras (5.585 euros), que se somam às 25.000 libras (27.922 euros) que obterá o vencedor do Prémio Costa do Ano, cujo nome será anunciado a 25 de Janeiro, numa cerimónia em Londres.
O Prémio Costa de Primeiro Romance foi para Kishwar Desai por "Witness the Night", que descreve o infanticídio clandestino de bebés do sexo feminino na Índia.
Na categoria de Poesia foi distinguida Jo Shapcott, pela obra "Of Mutability", o primeiro livro que publica em mais de uma década, que gira em torno da sua experiência de cancro da mama.
Jason Wallace, um web designer de 41 anos, ganhou o Costa de Livro Infantil, o mais prestigiado prémio de literatura infantil do Reino Unido, com o livro "Out of the Shadows", uma obra que foi rejeitada por uma centena de editoras – à semelhança do que aconteceu com JK Rowling, a autora da saga "Harry Potter", atualmente uma das autoras que mais livros vende no mundo.
O júri, que o distinguiu por unanimidade, definiu o seu trabalho como "uma novela de estreia extraordinária", ambientada nos primeiros anos da independência do Zimbabué de Robert Mugabe.
O ceramista Edmund de Waal foi galardoado com o Prémio Costa de Biografia, por "The Hare With Amber Eyes", as memórias da vida de uma família, obra que é a favorita para o Costa Book of the Year.
Estes cinco vencedores do Prémio Costa – conhecido até 2006 como Prémio Whitbread – foram escolhidos de entre 540 candidatos.
Fundado em 1971, o Costa distingue autores residentes no Reino Unido e na Irlanda e é o único prémio literário que põe a literatura para crianças a par da literatura para adultos.
(ES)


Sem comentários:

Enviar um comentário