segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Morreu o cantor francês John William

Cultura Outros

Morreu o cantor francês John William

Depois de ter ganhado em 1952 o grande prémio de interpretação de Deauville pela canção "Je suis un nègre", o cantor de voz quente e grave tornou-se conhecido nesse mesmo ano com o tema "Do Not Forsake Me Oh My Darling" do filme de Fred Zinnemann "O Comboio Apitou Três Vezes".
Foi ele também o intérprete dos temas dos filmes "O Dia Mais Longo" (1962) e "A Grande Evasão" (1963), tendo gravado no total 350 canções.
A partir de 1968, começou a abandonar os palcos para se apresentar em igrejas, passando da canção profana para o que classificava de "espiritual moderno".
O nome de registo de John William era Ernest Armand Huss, nascido em 1922 na Costa do Marfim, nacionalidade da mãe, e com pai francês.
Separado da mãe aos 18 meses, cresceu em França e foi operário da indústria automóvel. Em 1944, durante a ocupação nazi, foi preso por suspeita de sabotagem, foi torturado pela Gestapo e internado até ao fim da II Guerra no campo de concentração de Neuengamme na Alemanha.
"Foi na obscuridade da cela que fiz a descoberta que mudou a minha vida. No meio do abatimento geral, um de nós propôs que cada um cantasse uma canção para romper o silêncio" – contou muito mais tarde. Todos lhe predisseram uma carreira de cantor.
Saído do inferno do campo de concentração, aprendeu canto e começou a carreira em cinemas e cabarés.
John William fez uma digressão de despedida em 2005, ano em que foi condecorado em França com a comenda de cavaleiro de honra, noticiou a Lusa.
(ES)

Sem comentários:

Enviar um comentário