terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Redescobrir Guerra Junqueiro

Cultura Outros

Redescobrir Guerra Junqueiro

Entre as múltiplas facetas, o poeta transmontano foi um autor que se preocupou e escreveu sobre a condição infantil em Portugal no século XIX e cujo legado está a ser aproveitado pelo departamento de Português da ESE de Bragança para ajudar futuros professores do século XXI.
A docente Carla Guerreiro ensina literatura para a infância e prática pedagógica e utiliza "exemplos de Junqueiro no trabalho com aqueles que estão a preparar-se para lidar com crianças".
"Porque Junqueiro, entre muitas outras facetas, era um autor que se preocupou sempre muito com a condição infantil e eu utilizo os textos dele para mostrar aos alunos a sensibilidade e a generosidade que, já naquela altura, se preocupava com aspectos como a formação da criança, a sociedade em que vive, o meio ambiente e a importância que isso tem para o seu crescimento, para a construção da sua personalidade", contou a docente, em declarações à Lusa.
Para Carla Guerreiro, Guerra Junqueiro "foi um precursor de imensas ideias que hoje em dia estão muito usadas", mas que têm desaparecido dos currículos escolares.
A docente atribui esse facto à utilização que o Estado Novo fez da sua obra ou "da parte apenas que lhe interessava".
Esta será uma das razões que apontam para que Guerra Junqueiro seja ainda "o poeta mal amado e pouco conhecido e estudado", que várias iniciativas têm tentado contrariar nos últimos anos, com eventos descentralizados para comemorar os 160 anos do nascimento do "Poeta da República" em paralelo com as comemorações do centenário da República Portuguesa.
Uma dessas iniciativas deu hoje a conhecer à comunidade académica da ESE de Bragança o poema "A Lágrima", reeditado em cinco línguas pela Lello Editores e que representa o lado "humanista e benemérito" do autor que o escreveu, em 1888, propositadamente para ajudar as vítimas do incêndio do teatro Baquet, no Porto.
A mesma academia pode apreciar a exposição itinerante "Guerra Junqueiro, de Freixo para o Mundo", que já passou pelo Porto, Lisboa, e seguirá para Ermesinde, Viana do Castelo e Santa Maria da Feira, de acordo com Pedro Mora, da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, parceira do projeto.
Um docente da escola das artes da Universidade Católica do Porto Henrique Manuel Pereira quis conhecer melhor a obra e o homem para uma tese de doutoramento e foi o ponto de partida do projecto que já conta um documentário, livros, um sítio na Internet e um CD com música sobre poesia de Junqueiro.
Natural do concelho transmontano de Freixo de Espada à Cinta, Guerra Junqueiro foi poeta, filósofo, cientista, político, agricultor e viticultor duriense, e uma voz respeitada da República.
(ES)



Sem comentários:

Enviar um comentário