quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Complexo a história de um Universo Paralelo

Cinema
Complexo a história de um Universo Paralelo

"Complexo- Universo Paralelo" o documentário de Mário e Pedro Patrocínio que integrou o DocLisboa, retrata de uma forma dura a realidade da vida da comunidade do Complexo do Alemão, que foi palco, aquando das filmagens, de uma das maiores acções militares brasileiras contra o tráfico de droga.

O filme, cuja realização como os próprios afirmam teve poucos recursos técnicos e financiamento zero, foi feito pelos irmãos Mário e Pedro Patrocínio, que filmaram, em 2005 e pela primeira vez, a vida da comunidade do bairro clandestino.

O documentário, que estreia em Portugal no próximo dia 13, é um retrato da vida da favela, numa fotografia real e dura do dia a dia de um morro, onde os casebres se amontoam, e as pessoas se escondem de polícias e ladrões, porque nunca se sabe quem acerta em quem.

Há a família pobre, a família de D. Décia, onde tudo se partilha excepto a má disposição do pai, e cujo filho mais novito acaba por morrer atropelado no emaranhado de ruas sem controle que é a favela.

O idoso que resolve zelar pela melhoria das condições, e do ambiente no morro ensinando a outros como fazer, e o músico, carregado de brilho, que anda por todo o bairro, falando a todos e sendo admirado por todos, novos e traficantes.
E há os traficantes, encapuzados, que explicam as sua razões, os motivos que os levaram e os levam a terem a vida que têm, sabendo que mais dia menos dia acabam estendidos com uma bala no peito. E foi o que aconteceu a qutro deles.

"Complexo-Universo Paralelo" é um documentário corajoso que retrata, sem floreados e ou romantismos exarcebados, uma realidade muito dura e cruel, que cohabita com o nosso dia a dia.


Zita Ferreira Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário