segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

“marzïa” estreia internacional no Teatro de Almada

Teatro

"marzïa" estreia internacional no Teatro de Almada

Na apresentação do cartaz do teatro municipal de Almada (TMA) para 2011, a autora contou a história: "A ideia do projecto era enviar autores de teatro para escrever em lugares que não conhecessem, para enriquecer o repertório do teatro contemporâneo e o tema era 'o fim do fim do mundo'".
Para Karin, "o fim do fim do mundo é o mar e o fim do fim da Europa era Portugal". Um dia – "era Fevereiro, chovia" – atravessou o Tejo de cacilheiro, encontrou o palco da sua história. Apaixonou-se pelo lugar, sentiu "alguma coisa indescritível", fez nascer histórias naquele lugar. "São ideias inventadas, mas atravessadas pela atmosfera que daqueles dias", contou.
No texto, disse à Lusa o encenador da peça, José Martins, "não há referências concretas a Lisboa, a Cacilhas, ou ao Cais do Ginjal. Um leitor espanhol, francês ou russo que leia este texto não tem nenhum elemento que lhe permita situar a história. Ela pode ser aqui ou em qualquer parte do mundo. Mas, sendo eu de Almada, quando li o texto situei-o imediatamente e lancei o desafio à Karin".
No palco da sala experimental do TMA vão estar, num cenário também da autoria de Karin Serres, acrescentou o encenador, "quatro personagens que vivem na margem de um rio, em frente a uma grande cidade, onde constroem um universo e um imaginário que é simultaneamente real e recriado. Percebemos que essas quatro personagens têm passado mas não futuro, porque estão presas à memória desse passado".
"É uma peça forte sobre seres humanos presos a emoções, a vivências e a atmosferas que não os deixam seguir caminho. É uma história que vai ao fundo de nós próprios", disse.
Karin Serres disse ainda às cerca de 400 pessoas que assistiram à apresentação do programa do TMA para 2011 que ver a peça estrear em Almada, e em português, é como "fechar um ciclo": "É formidável. É a primeira vez na minha vida que uma peça que escrevo vai ser estreada no local em que foi pensada e não em francês", afirmou.
"marzïa" está em cena no TMA de 11 a 23 Janeiro, de terça-feira a sábado, às 21:30.
(AC)



Sem comentários:

Enviar um comentário