segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mãe Coragem de Brecht, no CCB

Teatro

Mãe Coragem de Brecht, no CCB

Na Sala Eduardo Prado Coelho do Centro Cultural Eduardo Prado Coelho sobe à cena a 22 de Janeiro, "Mãe Coragem" de Bertold Brecht, numa encenação de João Garcia Miguel, cheia de força, inovação e sobretudo arrojo.

"A encenação é um exercício de composição de complexidades. (...) É uma questão física, um vagabundear por entre vontades dos outros, entre mundos", diz João Miguel Garcia sobre o trabalho que já faz há mais de 23 anos.
"Mãe Coragem" é a história de uma mulher que odeia a guerra mas que vive à custa dela.
Vende pelas guerras que encontra mas o seu maior sonho é um lugar onde não haja guerras para viver em paz com os seus três filhos. Sonho que nunca realizará.

João Garcia Miguel escolheu trabalhar este texto de Brecht "pela qualidade poética da situação, pelo abismo em que se movimentam as personagens e pelas possibilidades de releitura que traz a ambiguidade dos temas da peça: a guerra, a consciência da desvalorização da vida humana, o teatro enquanto instrumento das manifestações de poder individuais em situações limite, a necessidade de recomeçar mais uma vez."

E são estas situações limite e este tentar de novo que João Miguel Garcia trabalha dando força a Mãe Coragem para que se levante cada vez que perde um filho, criando uma atmosfera, que pela violência, quase que pacifica.

fotos Susana Neves



Zita Ferreira Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário