domingo, 23 de março de 2014

O Ipê que não queria ser Poste - Texto de Antônio Carlos A. dos Santos, Acas


O Ipê que não queria ser Poste - Texto de Antônio Carlos A. dos Santos, Acas 

 Um poste de luz, feito do tronco de uma árvore cortado nos matagais do estado de Rondônia (Brasil), localizado pelas coordenadas (Google Earth => 8047´24”S, 63052´44”W), ou seja; na Avenida Jatuarama, em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, foi notícia durante o ano de 2010. E o motivo foi surpreendente: o poste foi colocado numa Avenida no ano de 1994.

Cheguei a pensar que a foto mostrada nos vários sites de informação pudesse ser uma montagem de computador, ou qualquer truque do gênero. Não é o que aconteceu com o poste florido! Na estação correta, em que os ipês florescem em Rondônia, fez surgir suas flores para calar quaisquer suspeitas de mágica ou enganação, tão comum na internet.

O que quis dizer esta árvore ao seu algoz, aquele que a decepou, copa e galhos, sem o menor remorso e que a deixou tombada como se morta estivesse? E se foi, aparentemente transmutando a sua utilidade de viver para uma função secundária de um mero suporte de fios de cobre, numa rua qualquer de uma cidade pouco conhecida dos brasileiros do sudeste, centro oeste ou nordeste. Só sei dizer que a carga de energia era muito grande; a energia da vida, que fez com que as veias abertas se fechassem de novo. O movimento de sobe e desce da seiva rica persistiu. A ordem forte das raízes recém-criadas pela força da Natureza, para suportar o peso da tragédia, fez-se novamente.

O reordenamento e o aprendizado da casca para realizar fotossíntese, foi recriado. A reconexão dos eixos neurais da planta se reinventou adrede. O reaprendizado natural que o infortúnio ensina, aconteceu. A fisioterapia da suave reabilitação deu-se, em meio ao desassossego do ineditismo do evento. A redução do gasto de energia com a respiração, voltou a crescer.



1 comentário:

  1. Correção das coordenadas da localização do poste que floriu, ou da árvore que se recusou a ser poste: 8º47´24" S e 63º52´44" W.

    ResponderEliminar