segunda-feira, 24 de março de 2014

ASSINAR NO LOBO - Crónica de Gociante Patissa


ASSINAR NO LOBO - Crónica de Gociante Patissa

Alguém asseverou certo dia que «do imposto e da dívida, o ser humano não se livra».

Com tudo o que há de discutível nas frases feitas, parece ser inquestionável a fatalidade que a citação supra encerra, bastas vezes faísca para o azedume nas relações humanas. Devíamos mesmo emprestar dinheiro? Mas, do lado oposto, vem a questão: e se fôssemos nós a precisar? A resposta seria seguramente um evasivo «depende do caso».

Como já abordado, há uma correlação entre a dívida e o conflito no sistema de valores dos Ovimbundu. Vamos aos adágios: «Pesinsa panyãle ongolo, pukamba panyãle ofuka»(o joelho dá cabo da esteira, a dívida dá cabo da amizade) e, ainda, «olevalisa eye onjaki»(quem empresta é o conflituoso). Como a dialéctica é lei, temos a expressão «walevalisa wasolekisa»(Quem empresta reserva), só usada quando o final é feliz.

 Qualquer dia surgirá uma lenda a explicar quem foi o primeiro caloteiro mundial. Até lá, continuamos a ser esse universo representativo, com os ingénuos (vítimas da sua sensibilidade ou dimensão humana), os que nunca erram (devem, fingem que esquecem ou dizem não gostar que se lhes cobre, mas exibem bens mais caros do que o valor devido), bem como os honestos (raros). Há ainda os avalistas (por cuja credibilidade uma terceira parte obtém crédito). E é nesta última classe que nos atemos hoje.

 Ora, estamos em finais da década de 90 do século 20, com o mercado de trabalho difícil, tendo em conta a instabilidade política e militar. Pouco investimento do sector privado, baixos salários na função pública, o maior empregador de todos os tempos. E o mês dura uma eternidade, quando se ganha pouco. A dívida passa a ser o meio-termo.



Sem comentários:

Enviar um comentário