sexta-feira, 21 de março de 2014

EU E TU, Bernardo Bertolucci, Itália, 2012


EU E TU, Bernardo Bertolucci, Itália, 2012

 
Texto Recolhido em «Cineclube de Faro»


SINOPSE
Lorenzo é um jovem solitário de 14 anos, diferente dos outros. Um dia, engana os pais e falta a uma viagem escolar para realizar o sonho de se esconder numa cave abandonada do prédio onde mora. Durante uma semana, pode finalmente evitar todos os conflitos e as pressões e comportar-se como um adolescente dito normal. A chegada inesperada da meia-irmã Olivia vai mudar tudo.


PREMIOS
Festival de Cinema de Cannes – Selecção Oficial – Fora de Competição
Lisbon & Estoril Film Festival - Selecção Oficial – Fora de Competição
TRAILER

CRITICA
Cineasta com uma obra que se desenvolve ao longo de meio século, o italiano Bernardo Bertolucci nunca deixou de lidar com os dramas mais íntimos da juventude: assim volta a acontecer no admirável «Eu e Tu», estreado em Cannes/2012.

Há uma obsessão central no cinema de Bernardo Bertolucci. Tem a ver com a juventude e poderemos, talvez, resumi-la numa pergunta: como é que os jovens refazem, ou renegam, as heranças dos pais?

Afinal de contas, encontramo-la disseminada por histórias tão diferentes como a do filho revoltado de «Antes da Revolução» (1964), a do filho à procura da herança política do pai em «A Estratégia da Aranha» (1970), ou ainda, claro, a dos filhos errantes nas paisagens urbanas de Maio 68 evocadas em «Os Sonhadores» (2003).

«Eu e Tu» demorou algum tempo a chegar às salas portuguesas (foi um dos grandes acontecimentos de Cannes/2012, extra-competição), mas ainda bem que chegou. Estamos, de facto, perante um objecto fundamental no interior dessa lógica filial do cinema de Bertolucci, contando a história insólita do diálogo secreto de Lorenzo (Jacopo Olmo Antinori) com a sua meia irmã Olivia (Tea Falco), por assim dizer tentando preencher a ausência dos adultos.


Sem comentários:

Enviar um comentário