sábado, 8 de março de 2014

Crónicas da Infâmia - Do ( Des)amor - Por Maria José Vieira de Sousa

 
Crónicas da Infâmia - Do ( Des)amor - Por Maria José Vieira de Sousa
 
Recolhido em Livres Pensantes
 
Portugal foi sempre o meu país e a minha pátria. Todavia, creio que país e pátria já não são coincidentes, nem tão pouco complementares. Não sei se alguém o afirmou. Digo-o, apenas porque senti.
 
Um país preenche e ilustra um mapa. Uma pátria habita e adorna um coração.
 
A guerra começa quando se pretende apô-los e se descobre que essa pátria não veste aquele país e esse país não tem corpo para aquela pátria. Ficar sem pátria é, então, ter um coração apátrida. São os laços que se quebram num coração que passa a sobreviver sem essas amarras.
 
Assim ficou o meu coração. Apátrida de um país que me dá a nacionalidade. Apátrida de um país que me inclui na população residente. Apátrida de um país que existe ausente de mim. E nessa ausência, tento descobrir o que fez deste Portugal um país de tantas pátrias expatriado.
 
Confirmo, atónita, que foi também uma outra ausência. A maior talvez, porque é uma ausência vital - a ausência do amor. Sem ele, a infâmia vinga.
 
O amor, sentimento exigente, volatilizou-se adquirindo uma forma estranha que enviesa os dias e as gentes deste país. Arredou-se, em degeneração profunda, dando lugar ao (des) amor.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário