domingo, 15 de setembro de 2013

Terra Firme (2011) Filme de Emanuele Crialese - Texto Recolhido em Cinema Pela Arte - Emmanuela

 
Terra Firme (2011) Filme de Emanuele Crialese - Texto Recolhido em Cinema Pela Arte - Emmanuela
 

Até que ponto deve-se fazer o bem?
 
No início de «Terra Firme» (2011) de Emanuele Crialese, são mesmo as imagens que logo elucidam, que de modo eficaz antecipam a decadência, que a seguir será objetivamente desenvolvida, através do lixo que se acumula na rede de pescaria. E é  agora o turismo que se eleva ao posto de principal atividade econômica em uma ilha italiana não incluída no mapa.
No avanço dos minutos, o humílimo Filippo (Filippo Pucillo), órfão do pai que deixou como herança o barco atualmente arruinado, configura-se como personagem central. Jovem plasmado pelo tradicionalismo do avô, Filippo é obrigado pelas circunstâncias a adaptar-se, apesar de em seu íntimo rechaçar um ideal progressista em processo de disseminação, estímulo para a nova geração.
 
E é muito simbólica, proporciona profícua interpretação, a cena na qual avô e neto deslocam com dificuldade a pesada e avariada hélice do barco, peça fundamental para o avanço. Nesse momento fica perfeitamente tácita a estagnação que deles e de seus semelhantes se apodera, a impossibilidade de seguir adiante.
 
E é com espanto que Filippo e o avô, em atividade no barco, constatam a chegada de imigrantes clandestinos pelo mar; de súbito inclui-se na narrativa a questão da imigração ilegal que contraditoriamente une-se ao já notório movimento turístico. Durante o resgate, uma mulher grávida e seu filho pequeno são distinguidos entre os demais, não há possibilidade de abandonar esses evadidos em especial, os mais desprotegidos.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário