sábado, 21 de setembro de 2013

JORNADA CREPUSCULAR - Por Mário Matta e Silva - ALMEIDA GARRETT – UM POETA QUE FOI POLITICO LIBERAL E VISCONDE…

 
JORNADA CREPUSCULAR - Por Mário Matta e Silva - ALMEIDA GARRETT – UM POETA QUE FOI POLITICO LIBERAL E VISCONDE…
 

Na penumbra que nos deixa a tarde crepuscular, eu faço a minha jornada de hoje, por tempos conturbados do século XIX, tecendo uma simples homenagem a João Baptista da Silva Leitão de «Almeida Garrett,» nascido em 1799.
 
Estamos assim a 215 anos do seu nascimento. Não há jornada crepuscular da Revolução Liberal que o esqueça, pela sua biografia acidentada, como pela sua produção exemplar de muita prosa e muita poesia. Foi a este homem, que desde 1817, estudou Leis em Coimbra, que atribuíram o lugar de iniciador do Romantismo (embora discutível, dada a participação activa dos designados por pré-românticos).
 
Personagem invulgar, na luta constante que travou pela vitória dos liberais, o que o levou a vários exílios e, ao mesmo tempo, ao desempenho de altos lugares políticos. Foi Almeida Garrett, em criança, atirado com seus pais para os Açores, Ilha Terceira, devido à primeira invasão francesa a Portugal, onde foi educado por um seu tio, o Frei Alexandre da Conceição, escritor e Bispo de Angra, que lhe incutiu valores clássicos e iluministas, onde se incluíram estudos sobre Voltaire e Rousseau…
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário