sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Festa das Lanternas - Texto e imagens de Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50 - Macau - China

 
Festa das Lanternas - Texto e imagens de Irene Fernandes Abreu - Blogue Valium50 - Macau - China
 
 
Uma festa em que as pessoas vêm para a rua com diferentes tipos de lanternas vermelhas, símbolo das almas dos antepassados que, estando de visita, são depois reconduzidas de novo para o outro mundo
 
Macau e as comunidades chinesas do mundo, assinalam assim esta noite, a passagem do equinócio do Outono com a milenar Festa da Lua, cheia de tradição e modernidade, festejada alegremente por toda a população.
 
As lanternas apareceram no reinado do imperador Han de Leste, Ming Di (57-75) e por ordem deste, na primeira Lua Cheia do Ano, era costume as famílias colocarem-nas acesas nas portas das suas residências, conjuntamente com ramos de abeto, para atraírem a prosperidade e a longevidade. No entanto, apenas no reinado do imperador Yang (604-617), da dinastia Sui, a Festa das Lanternas foi oficializada para ser celebrada na capital, nessa época em Da Xing (Xian).
 
A festa das Lanternas popularizou-se durante a dinastia Tang, quando era celebrada durante três dias e o imperador Rui Zong (710-712), na noite de 15 da primeira Lua, abria as portas do parque do palácio imperial em Dong Du (Luoyang) para que a população pudesse admirar uma gigantesca árvore iluminada com 50 mil lampiões.
 
Nessa noite, o imperador saia do palácio e convivia com os súbditos, havendo uma alegria generalizada. Eram as únicas noites do ano que não havia toque para as pessoas recolherem às suas casas e, por isso, as ruas encontravam-se cheias de foliões até à alvorada.
 
Já na dinastia Song, a festividade passou a ser realizada durante cinco dias, e no período Ming, entre o oitavo dia ao décimo sétimo dia do primeiro mês lunar, estendendo-se desde então a celebração da capital para o resto do país.


Leia este tema completo a partir de 23 de Setembro carregando aqui.






 



Sem comentários:

Enviar um comentário